Aprender como fazer o cartão cidadão pela internet é um ótimo passo para quem pretende ter acesso aos seus benefícios sociais e trabalhistas. Com essa ferramenta financeira você terá plenas condições de obter seu dinheiro em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal.

Como fazer o cartão cidadão: um passo a passo detalhado

Muitas pessoas tentam entender como fazer o cartão cidadão pela internet grátis Caixa e o procedimento é bem simples. Mas fomos atrás de informações que ajudarão você a ter essa ferramenta financeira em mãos. E descobrimos algumas dicas que permitirão o uso completo desse direito.

Disponível para quem tem benefícios sociais ou trabalhistas para sacar

O primeiro passo a saber como fazer o cartão cidadão pelo site é entender se você tem direito a essa ferramenta. Somente pessoas que têm benefícios sociais ou trabalhistas disponíveis para sacar poderão ter esse recurso. Dentre os exemplos de benefícios que a Caixa Econômica Federal (CEF) considera estão:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Abono Salarial;
  • Bolsa Família;
  • Seguro Desemprego.

Uma vez que você tenha um desses benefícios para poder sacar, será possível solicitar à CEF um cartão cidadão. Caso você não tenha nenhum desses elementos sociais ou trabalhistas passíveis de saque a Caixa poderá recusar a emissão dessa ferramenta para o interessado.

Solicitação precisa ser feita pelo telefone ou fisicamente

Quem deseja saber como fazer para adquirir o cartão cidadão precisará visitar alguma agência da CEF ou então fazer o pedido pelo telefone 0800 726 0207. Além disso, você também poder ir até uma Lotérica e solicitar diretamente ao agente que atender você, desde que apresente os documentos necessários.

No momento da solicitação você precisará ter algum documento de identificação atualizado. Além da carteira de identidade você também poderá usar um passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outras opções que poderão ser verificadas diretamente com o atendimento da Caixa Econômica.

Essa documentação será útil no passo a passo como fazer o cartão cidadão, afinal você precisará apresentar um deles para ganhar sua senha para acesso aos seus benefícios. E é importante salientar que geralmente o código é gerado rapidamente, sem precisar aguardar dias para tê-lo e poder sacar o dinheiro do FGTS.

Caso você prefira ter seu saldo diretamente em conta Caixa poderá fazer essa solicitação ao atendente, que repassará esses dados na hora de liberar seu saldo e não emitirá o cartão cidadão, já que você tem seu cartão de conta corrente ou poupança da CEF e poderá usá-lo para gerenciar seu dinheiro.

É importante salientar que a Caixa oferece o aplicativo Caixa Trabalhador, o qual permite que o beneficiário possa gerenciar seus recurso e acompanhar seu saldo em tempo real, desde que tenha uma conexão à internet e um cadastro atualizado dentro da plataforma da CEF.

Cartão chega bloqueado

Ao chegar o cartão cidadão para você será comum você encontrar ele bloqueado. Lembre-se que será necessário desbloqueá-lo para que tenha acesso aos seus benefícios e consiga usá-los sem limitações. O desbloqueio é muito simples, devendo ser feito pelo telefone.

O passo a passo para desbloquear o cartão cidadão é:

  1. Ligue para o 0800 726 0207
  2. Aguarde o atendente apresentar todas as opções e selecione “Desbloqueio do Cartão Cidadão”
  3. Responda aos questionamentos do agente da Caixa corretamente
  4. Aguarde o desbloqueio, o qual deverá acontecer no dia seguinte

Caso você enfrente algum problema para fazer o desbloqueio do cartão cidadão Caixa é essencial falar com um atendente da CEF. Você também poderá ir até uma agência para verificar o que aconteceu e tentar resolver o problema o mais rápido possível com um funcionário.

Dicas ajudam a gerenciar o saldo de seu benefício

Após entender como fazer o cartão cidadão da Caixa você poderá usar algumas dicas para gerenciar seus recursos disponíveis. A primeira delas consiste no controle de seu saldo, baixando o aplicativo Caixa Trabalhador. Afinal, ele é gratuito e você verá seu dinheiro instantaneamente.

Se você procura saber onde faz o cartão cidadão é essencial verificar em sua cidade qual é a Lotérica mais próxima de você. Caso contrário, verifique uma agência da Caixa Econômica Federal, a qual possivelmente estará em alguma cidade nas proximidades de onde você mora.

Vale salientar que você precisa tomar muito cuidado com a forma que gastará seu saldo, pois, caso faça uso de todos os seus recursos e fique sem dinheiro para emergências poderá ter que entrar em empréstimos de risco e lidar com altas taxas de juros com parcelas reduzidas.
O principal elemento para uso correto do cartão cidadão é ter ele como uma reserva financeira para momentos emergenciais. Ou então sacá-lo para reinvestir em opções melhores em termos de rendimentos, como títulos do tesouro nacional, os quais são ofertados pelos principais bancos brasileiros.

Mais Lendico

Hodnocení kategorie 4.5
Como fazer o cartão cidadão: um passo a passo detalhado: 4.2/5 com base em 43 votos
Ana S Ana S
Apaixonada pela comunicação, comecei a escrever desde pequena e hoje sou uma redatora multidisciplinar, que ama escrever sobre diversos tópicos e, principalmente, investigar os temas para criar conteúdos relevantes, informativos e duradouros.Mais informações...