O score de crédito é um rating estabelecido pela Serasa Experian, uma empresa que ajuda instituições financeiras na verificação do quão boa pagadora uma pessoa é. Quanto menos dívidas sem serem pagas ou problemas financeiros, melhor é o score. Porém, se há muitos débitos em aberto e vencidos, o rating será baixo.

Guia prático: como aumentar o score de crédito

A relação é simples, quanto mais pontos a pessoa tiver, melhor será o seu score de crédito. Porém, caso o indivíduo tenha uma pontuação muito baixa, significa que a empresa que resolver fazer um empréstimo com esse solicitante poderá enfrentar problemas para ter as parcelas pagas.

Consulta grátis no site do Serasa

Ao acessar o site oficial do Serasa é possível conferir seu score de crédito grátis. Basta clicar em Consultar Grátis e depois clicar em Cadastrar para criar uma conta. Informe seus dados corretamente e concorde com os termos e condições para poder seguir as orientações em tela e verificar seu rating.

Você também poderá fazer a consulta do score de crédito pelo aplicativo do Serasa. Ao baixá-lo, preencha seu login e senha e depois verifique seu rating e seus débitos pendentes. E lembre-se, caso você tenha alguma conta em atraso e seu nome tenha sido negativado, você poderá renegociar suas dívidas entrando em contato com a empresa que você tem o saldo pendente.

O score de crédito CPF é o método mais comum que empresas usam para saber se uma pessoa é ou não boa pagadora. E isso será essencial para que o banco ou instituição financeira saiba se pode oferecer um prazo maior ou então juros convidativos para o interessado no empréstimo.

Até 300 pontos o risco é elevado

Entender score de crédito como funciona é simples, mas muitas pessoas enfrentam dificuldades para saber como melhorar esse rating ao longo do tempo. Antes de falar sobre como deixar seu score maior, é essencial entender como são analisados os resultados em pontos pela Serasa.

O sistema de pontos do score de crédito Serasa funciona da seguinte forma:

  • Até 300 pontos: pessoas que têm alto risco de não honrarem com suas dívidas;
  • De 300 a 700 pontos: risco médio de inadimplência das parcelas do empréstimo;
  • Mais de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

A regra é simples, quanto mais próximo de zero for o score, maior é a probabilidade de inadimplência das parcelas do empréstimo ou financiamento. Porém, caso o valor seja acima de 900, por exemplo, é muito provável que o solicitante seja capaz de honrar com seus débitos.

Empresas usam o score para análise de crédito

Muitas empresas buscam consultar pontuação de score Serasa para saber se uma pessoa é boa pagadora. E essa informação é essencial para saber se existe uma alta possibilidade do solicitante do empréstimo ou financiamento não honrar com suas parcelas, o que causaria um transtorno para o banco ou fornecedora de crédito.

Uma empresa de que oferece crédito sabe como funciona a pontuação do score Serasa e poderá recusar uma solicitação de empréstimo, ou então exigir taxas de juros mais elevadas, além de não fornecer um plano tão longo para que as parcelas sejam quitadas pelo solicitante.

Vamos a um exemplo rápido para explicar melhor. Considere que você tem um score de crédito bom de 920. Isso indica que você é um bom pagador e não tem histórico de inadimplência em aberto. Quando você fizer um pedido de empréstimo a empresa fornecedora de empréstimos saberá que as chances de você não honrar com suas parcelas serão mínimas, devido ao seu bom histórico de quitação de dívidas.

Isso fará com que a empresa possa oferecer boas taxas de juros e maior flexibilidade para pagamento das parcelas. Porém, considere agora que você tem um score de crédito Brasil ruim de 150. Uma empresa que fornece empréstimos não permitirá que você possa pagar em muitas parcelas e seus juros poderão ser mais elevados que alguém com um rating bom.

Para resumir, imagine que você tem R$1.000 para emprestar e uma pessoa que tem histórico no bairro de não pagar seus empréstimos pede dinheiro. Mas outro colega que costuma pagar todas as suas dívidas em dia também pede seu empréstimo dos mil reais, para quem você emprestaria?

Negociação de dívidas é o primeiro passo

Caso você queira saber como aumentar o score de crédito Serasa existem algumas dicas que certamente ajudarão. E a primeira delas é renegociar suas dívidas pendentes. Ou seja, entre em contato com os credores que você tem débitos em aberto e pague todos os valores pendentes. Isso terá impacto direto no seu baixo score de crédito, aumentando-o consideravelmente.

Ao score de crédito consultar você verá que o valor aumentará também se manter seus dados atualizados em seu cadastro Serasa. Ou seja, se você mudou de residência, telefone, ou teve alguma outra alteração em suas informações cadastrais, deverá atualizá-las no portal do Serasa.

Outra boa dica para quem, ao descobrir score de crédito baixo, pretende melhorar seu rating é deixar suas contas em débito automático. Afinal, o sistema automatizado evita que você tenha problemas com saldos ativos e enfrente ainda mais dificuldade para ser reconhecido como bom pagador.

Ao seguir esses passos você verá que sua situação melhorará muito, podendo até chegar ao score de crédito excelente. Portanto, lembre-se de ser um bom pagador e honrar seus débitos. Isso poderá ser um importante aliado para tornar sua vida ainda mais fácil em termos de financiamentos e empréstimos.

Mais Quero Dinheiro Agora

Hodnocení kategorie 4.5
Guia prático: como aumentar o score de crédito: 4.2/5 com base em 54 votos
Ana S Ana S
Apaixonada pela comunicação, comecei a escrever desde pequena e hoje sou uma redatora multidisciplinar, que ama escrever sobre diversos tópicos e, principalmente, investigar os temas para criar conteúdos relevantes, informativos e duradouros.Mais informações...