Controlar as finanças é um dos maiores problemas dos brasileiros. Afinal, são mais de 50 milhões de negativados em todo o Brasil, o que indica que existem muitas pessoas que precisam começar a organizar seu dinheiro, saber quanto entra e quanto sai e para onde ele está indo.

5 dicas de sucesso para controlar suas finanças

Atualmente existem diversos aplicativos para controlar finanças pessoais, mas muito além da tecnologia, é essencial se organizar. E nossos especialistas apresentaram algumas dicas essenciais para quem deseja ter controle do seu dinheiro e conseguir poupar para o seu futuro.

Controle seus gastos, antes que o contrário aconteça

Ter um descontrole dos seus gastos é algo bem simples de acontecer. Basta uma conta em atraso, especialmente se for do cartão de crédito, para você entrar no cheque especial e ter juros extremamente elevados diariamente. Mas existe uma fórmula bem simples para prevenir esse problema: organizar-se.

Pode parecer algo complexo, mas não é. Tudo que você precisa fazer é anotar todos os seus gastos e entradas de dinheiro. Faça isso diariamente e para todos os custos que você tiver. Assim saberá exatamente para onde foi seu dinheiro e quanto de saldo restante você ainda tem.

Estude você

Você precisa conhecer seus gastos. Afinal, ao saber para onde eles estão indo, você terá uma noção exata de quanto de dinheiro está sendo gasto desnecessariamente e você poderá poupar, sem comprometer sua qualidade de vida. E essa reflexão sobre onde você anda gastando seus créditos ajudará a saber onde você poderá poupar.

Você não precisa fazer isso diariamente. Apenas deve anotar seus gastos, independente deles terem sido usando cartão ou dinheiro. Para controlar finanças pessoais dicas, ao saber no que você está gastando, terá plenas condições de cortar suas despesas desnecessárias e partir para a próxima etapa.

Corte gastos

Agora que você sabe para onde seu dinheiro está indo, é hora de cortar o que está sendo gasto desnecessariamente. Afinal, a matemática é básica, se entra mais recursos do que sai, então significa dizer que você terá lucro ao final do mês e poderá redirecionar seus valores para o que importa.

Lembre-se que nem todos os gastos devem ser evitados. Pois há bens que controlar as finanças não podem ser cortados, como alimentos, água, luz, entre outros. Mas cada pequena atitude pode ajudar você a poupar valores e investir em boas opções de alocação de recursos.

Invista com consciência

Não confie em propagandas de alto rendimento em um curto prazo. A não ser pessoas ricas, nenhuma outra pessoa conseguiu investir dinheiro e lucrar 100% em menos de meses. Portanto, tenha paciência e faça seu investimento aguardando pelos juros que serão pagos.

Independentemente de você investir em ações, títulos públicos ou qualquer outra forma de rendimento, lembre-se que é importante ter liquidez em seu investimento. Ou seja, caso você precisa sacar seus valores, deverá poder fazer isso rapidamente e essas especificações estão detalhadas no momento que você investe.

Colha os frutos

Uma vez que você tenha investido saiba controlar as finanças pessoais, é hora de aproveitar seus lucros e reinvestir eles em melhores opções de rendimento, ou então ter um pouco de lazer. Afinal, depois de todo esse planejamento, você também merece um pouco de descanso.

Ao ter mais dinheiro do que gasta, você estará em um caminho de prosperidade financeira e terá tudo para ter sucesso em seu futuro. Portanto, procure semear essas dicas em seu dia a dia. E, mesmo que não consiga controlar diariamente suas despesas, faça uma estimativa, comece aos poucos. Afinal, importante é praticar e não desistir.

Dica extra: aplicativos grátis para controle de finanças

Existem algumas opções de aplicativos para quem deseja usar smartphones ou tablets para controlar gastos. E nossos especialistas foram atrás das principais opções gratuitas. Afinal, nada melhor do que começar a economizar logo no momento que baixa um aplicativo controlar finanças.

Guia Bolso

A primeira boa opção é o Guia Bolso. Além de oferecer versões para download gratuito, você poderá acessar o site oficial da empresa e acompanhar seu saldo e todos os recursos diretamente no portal. Esse app conta com metas e notificações importantes para você saber quanto está gastando e para onde está indo seu dinheiro.

Minhas Economias

Outro dos controlar finanças apps interessante é o Minhas Economias. Ele conta com um site que também permite aos usuários acompanhar seus gastos e, diferentemente do Guia Bolso, ele tem maiores gráficos que permitem uma visualização no longo prazo de como estão suas despesas.

Orçamento Fácil - Gerente de Despesas

Para quem quer saber como controlar as finanças do casal o mais indicado é o Orçamento Fácil - Gerente de Despesas. Ele tem um layout muito convidativo e conta com maiores cores para tornar tudo ainda mais atrativo para quem deseja quitar seus saldos pendentes e lucrar no longo prazo.

Independente do aplicativo que você optar, lembre-se de usar todos os recursos disponíveis e, caso esteja procurando por um empréstimo, saberá qual valor de parcela estará dentro do seu orçamento e você poderá quitar. Isso evitará que você entre em endividamentos ao longo do tempo.

E sempre pense no longo prazo. Afinal, valores poupados e bem investidos hoje, poderão render recursos importantíssimos para o futuro. E é aos poucos que você consegue mudar a situação de como as coisas estão indo com seu dinheiro para, posteriormente, aproveitar a vontade.

Se você tiver problemas ao usar aplicativos móveis, procure comprar uma agenda em qualquer papelaria e leve sempre uma caneta com você. E, para os mais ávidos pela experiência, use tanto um caderno quanto apps para controlar seus gastos e melhorar sua situação financeira hoje mesmo.

Mais Lendico

Hodnocení kategorie 4.5
5 dicas de sucesso para controlar suas finanças: 4.2/5 com base em 56 votos
Ana S Ana S
Apaixonada pela comunicação, comecei a escrever desde pequena e hoje sou uma redatora multidisciplinar, que ama escrever sobre diversos tópicos e, principalmente, investigar os temas para criar conteúdos relevantes, informativos e duradouros.Mais informações...